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COLETIVOS POPULARES DE SÃO PAULO ORGANIZAM CURSO SOBRE A CIDADE EDUCADORA

#ColetivosPopulares #SãoPaulo #Educação


Desde abril deste ano acontecem semanalmente as aulas do Curso de Aperfeiçoamento Profissional “A Construção Intersetorial e Transdisciplinar da Cidade Educadora” Cidade Educadora”. Esta formação foi proposta para a Escola do Parlamento pelas seguintes organizações: Brigada pela Vida de São Paulo, Coletivo Paulo Freire, Movimento Ocupa a Cidade, Intersetorial, Sexta Semana Social, GT de Educação e Território do BR Cidades, Núcleo S.P., Instituto Polis e Projeto Brincadas.

Entre os objetivos do Cursão estão: o aperfeiçoamento profissional de trabalhadores, preferencialmente dos que atuam nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento Urbano; a formação de cidadãs e cidadãos para que atuem na construção de uma Cidade Educadora, tendo como referência a Cidade de São Paulo e seus territórios; a produção de conhecimentos sobre os territórios das instituições envolvidas: sua população, comunidades, problemas e potencialidades, as memórias e os projetos de seus sujeitos individuais ou coletivos, contraditórios ou consensuais; colaborar para que os conhecimentos construídos através desses estudos, discussões, subsidiem a elaboração/atualização dos Projetos de intervenção das instituições que atuam na região, no campo da educação, saúde, assistência social e planejamento urbano, em parceria com os movimentos sociais (de educação, saúde, moradia, defesa dos direitos humanos) de cada região e do município.

Para o curso, que durará até o final do ano, cuja comissão organizadora e corpo docente desenvolve um trabalho totalmente voluntário, foram convidados especialistas, também voluntários, das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento Urbano, entre outras que vão integrar os vários Círculos de Cultura, as rodas de conversa freirianas que serão desenvolvidas. Aliás, as grandes referências teóricas do Curso são as obras destes dois pensadores brasileiros: Paulo Freire e Milton Santos. Com base no estudo das obras destes dois autores, tanto será analisada a realidade local, para a qual serão construídos projetos de intervenção, como serão analisadas questões gerais nacionais e mundiais, sempre relacionando o local com o global.

Os alunos desenvolvem trabalhos em grupos sobre os seus respectivos territórios sendo que existem 11 agrupamentos destes por regiões: Capela do Socorro e Campo Limpo; Santo Amaro; Butantã, Pinheiros e Lapa; Pirituba, Perus, Jaraguá; Santana e Jaçanã; Penha, Ermelino, Mooca, Vila Guilherme e Vila Maria; São Miguel e Itaim Paulista; São Mateus; Itaquera e Guaianases; Vila Prudente e Ipiranga. No curso participam ainda alunos de outros municípios: Guarulhos, São Caetano, Diadema, Ribeirão Preto e Jundiaí, por exemplo.

Nesta semana a aula sobre o SUAS e a Atuação dos Trabalhadores da Assistência Social nos territórios contou com a presença da Marcia Helena Carvalho Lopes (Universidade Estadual de Londrina, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010) e do Tiago Gomes Cordeiro, Assistente Social, Mestre e Doutor em Serviço Social PUC/SP. Na próxima aula, do dia 25 de maio, teremos as presenças de Elie George Guimarães Ghanem Junior (FEUSP), Helena Singer (ASHOKA), Tereza Herling (Universidade Mackenzie), Valter de Almeida Costa (Brigada pela Vida), João Kleber Santana Souza (Território Educativo das Travessias) e Naime Andrea Silva (Psicóloga Clínica e Arteterapeuta).

Para as próximas aulas estão programadas as participações do Dr. Jorge Kayano (Instituto Polis); Kazuo Nakano e Tiaraju Pablo (UNIFESP ZL); Rodrigo Loeb (Universidade Mackenzie); Alexandre Gilsógamo (Coletivo Leste Negra), Djalma Lopes Goes (Núcleo Cultural Força Ativa); Weber Lopes (CEP, Centro de Estudos Periféricos); Ladislau Dowbor (PUC-SP); Fausto Augusto Junior (DIEESE) e Marcelo Prado Ferrari Manzano (FLACSO); Juliane da Costa Furmo (Instituto para a Reforma das Relações Estado e Empresa) e Daniel Cara (FEUSP); Julian Rodrigues (Movimento Nacional de Direitos Humanos), Denise Carreira (FEUSP) e Paulo Capel Narvai (CECOL/USP); : Fernanda Lou Sans Magano ( Presidente da FENAPSI) Guilherme Santos Mello (UNICAMP) e Ramatis Jacino (UFABC); e Fabio Cesar Venturini (UNIFESP), entre outros.



MAPA MENTAL COM PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS AO LONGO DO CURSO

MAPA MENTAL COM PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS AO LONGO DO CURSO
Apeoesp em agosto de 2020, na Praça da República (SP), contra o retorno das aulas presenciais (Foto: Elineudo Meira/ Fotos

ALUNOS DO CURSO AGRUPADOS POR PROFISSÕES

PROFISSÃO Nº %
EDUCADORES 69 44
ASSISTENTES SOCIAIS 39 25
ADMINISTRADORES 10 7
PSICÓLOGOS 09 6
ARQUITETO URBANISTA 06 5
PROFISSIONAL DA SAÚDE 05 3
AGENTE/GESTOR CULTURAL/ARTISTA 03 2
EDUCADOR/GESTOR AMBIENTAL 02 1
OUTROS (PROGRAMADOR, DESIGN, VEREADORA, MILITAR, BIÓLOGA, ETC) 11 7
TOTAL 157 100%

Gráfico Profissões



ALGUNS DOS PROFESSORES CONVIDADOS PARA AS AULAS DO CURSO:


Ramatis Jacino

Ramatis Jacino: Possui mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor adjunto nivel i da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: negros, mercado de trabalho, abolição, população negra, exclusão, trabalho e racismo.


Tiaraju Pablo  D'Andrea

Tiaraju Pablo D'Andrea: Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Zona Leste/Instituto das Cidades. Coordenador do CEP (Centro de Estudos Periféricos). Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014-2018). Pesquisador convidado da Université Paris VIII, França (2017-2018). Pesquisador convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França (2016-2017). Realizou estágio de formação no Centre de Recherches sur les arts et le langage (CRAL), em Paris, França (2016-2017). Doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade de São Paulo (2013).


Elie George Guimaraes Ghanem Junior

Elie George Guimaraes Ghanem Junior: tem graduação em pedagogia (1986), mestrado (1992) e doutorado (2000) em Educação na Universidade de São Paulo, na qual trabalha como professor doutor.


Ladislas Dowbor

Ladislas Dowbor: Possui graduação em Economie Politique - Universite de Lausanne (1968), mestrado em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1974) e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1976). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




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