#AniversarioBrigadasPelaVida #SãoPaulo #Educação
Neste dia 28 de maio, o Colégio Diretor da Brigada pela Vida esteve reunido na Casa do Professor, um espaço da APEOESP localizado no centro de São Paulo, para fins de realizar um breve balanço das atividades desenvolvidas no último ano e planejar ações do próximo semestre.
Nesta reunião que contou com a presença da vereadora Juliana Cardoso, também fundadora da Brigada que ajudou na construção de vários núcleos da Zona Leste, aproveitou-se para fazer o lançamento do livro "Cidade, Gênero e Infância", organizado pelos professores Ana Gabriela Godinho Lima e Rodrigo Mindlin Loeb. Rodrigo Mindlin que é o Coordenador Geral da Brigada pela Vida fez a abertura do encontro saudando os presentes que estavam representando as várias regiões em que a Brigada construiu um núcleo territorial, as educadoras Merci Rodrigues Medeiros e Rosangela Almeida, da Zona Leste, que também estava representada pelo coordenador do Núcleo dos Artistas da Brigada, o Marcos Teixeira de Melo; os educadores Luiz Felipe Krehan (Conselheiro Estadual da APEOESP e Coordenador da Juventude da Apeoesp) e Edna Dantas, representando a Brigada da Zona Norte; a companheira Dilma Lessa, o Prof. Juscelino dos Passos Pereira de Almeida e os militantes da Moradia, Neurani Rodrigues Gomes (NEIDE) e Nelson Chê, representando a região do Centro. Da Zona Oeste, a companheira Miriam Tronnolone, uma das ativistas da Intersetorial que resolveram reforçar a Brigada pela Vida.
Foram aprovadas nesta reunião uma série de visitas aos territórios onde a Brigada possui núcleo organizado a começar pela Zona Norte que acontecerá no dia 11 de junho e com término no dia 16 de julho em Sapopemba, na região da Zona Leste. Neste período também serão visitadas as regiões Centro, Sul e Oeste em datas que ainda serão marcadas. Estas visitas estão dentro da programação do Projeto Turista Aprendiz que inspirado no livro de mesmo nome de Mario de Andrade, vai promover esta essa ação itinerante pelos cantos da cidade. Se Mario de Andrade em sua visita ao Norte e Nordeste do Brasil catalogou ricas manifestações da cultura popular brasileira, neste ano do centenário Semana de Arte Moderna, nossos militantes da Brigada também vão promover estas visitas de reconhecimento nestes vários territórios da capital paulistana para conhecer mais de perto nossas referências do movimento popular organizado em cada região, com seus projetos e produções culturais.
Também decidimos levar adiante junto com os demais coletivos envolvidos no Curso sobre a Cidade Educadora (feito em parceria com a Escola do Parlamento) essa ação formativa que vai durar até o final do ano. E outro projeto que decidiu-se tocar, também em parceria com outras organizações populares, foi o do Encontro do Projeto de Nação e Educação Popular que pretendemos realizar em setembro para marcar, de forma crítica, o Bicentenário da Independência do Brasil.
Aconteceu na manhã desse sábado, dia 27 de fevereiro, um grande Ato em frente ao Hospital Estadual da Vila Alpina.
Em protesto contra o fechamento do Pronto Socorro dessa unidade, integrantes do Movimento de Saúde da Zona Leste e da Brigada pela Vida de São Paulo fizeram essa Manifestação que contou com a presença de representantes de várias entidades populares e parlamentares com atuação na região.
Sabemos que se agrava o quadro da pandemia em São Paulo com o aumento de casos graves e gravíssimos da Covid-19 e com esse agravamento da crise a Secretaria Estadual da Saúde está adotando medidas polêmicas.
Uma delas é o fechamento à população do pronto-socorro do Hospital Estadual de Vila Alpina – referência na região e com intenso movimento diário.
Com a implantação da medida, a população não poderá mais ser atendida diretamente no pronto-socorro do Vila Alpina.
Terá que recorrer aos equipamentos municipais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Assistência Médico Ambulatorial (AMA), e se constatada a gravidade, encaminhada ao hospital. A integrante da Brigada, Marileide Luna lamenta o abandono da população local.
A medida também foi duramente criticada por outro representante da Brigada pela Vida, o Assistente Social André Ferreira, pela vereadora Juliana Cardoso e por diversos parlamentares que fizeram uso da palavra.
EDNA E LUIS COM BANNER DA BRIGADA
MERCI E VALTER COM BANNER DA BRIGADA
TODOS EM CIRCULO
JULIANA NEIDE E LUIS
PROFESSOR JUSCELINO E NEIDE COM BANNER DA BRIGADA AO FUNDO
RODRIGO E MIRIAM
ROSE NELSON E MARCOS
RODRIGO AUTOGRAFANDO LIVRO COM DIRETORES DA BRIGADA
RODRIGO E DIRETORIA DA BRIGADA