#BrigadasPelaVida #Educação #ZL
Nesta noite de 5 de abril, através de reunião on line, integrantes de várias instituições e coletivos da região estiveram discutindo os preparativos para a realização de um Seminário sobre a Educação Pública na Zona Leste.
Estiveram presentes representando a UNIFESP ZL, as professoras Giovanna Bonilha Milano e Patrícia Laczynscki, Diretora Acadêmica do Campus; Supervisora Escolar Conceição Ribeiro de Oliveira; professor Marcio de Almeida e Merci Medeiros do Movimento Nossa Itaquera e Brigada pela Vida, professor Valter Costa, do Coletivo Paulo Freire, Regional Leste, Brigada pela Vida e GT de Educação do Fórum Social da Zona Leste, do professor Manoel Romão, ex-diretor Regional da DRE de São Miguel, professor Josafá Rehem Nascimento Vieira, diretor da EMEF Pedro Fukuyei yamaguchi Ferreira e militante da Apeoesp, professora Solange Oliveira Ferreira, da EMEI Professora Laura da Conceição Pereira, João Kleber de Santana Souza, diretor da EMEI Gabriel Prestes, Membro do Território Educativo das Travessias que articula 7 escolas, do Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, do Movimento Ocupa a Cidade; Walter Passarinho, produtor cultural, da Universidade das Quebradas e Mateus Muradas, do Fórum Social da Zona Leste.
Discutiu-se que o Seminário será organizado pelo conjunto destas entidades e outras que resolverem se somar na iniciativa, sendo que as alternativas de datas são as dos meses de junho ou agosto deste ano, a definir nos próximos encontros.
O Seminário será certificado pela UNIFESP da Zona Leste e contará com dois momentos: um dedicado ao debate das questões atuais da Educação na região, mas também do município, estado e País (da Educação Infantil ao Ensino Superior, passando pelo tema do Novo Ensino Médio e da luta pela sua revogação); dos vinte anos da Lei 10.639 de 2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-brasileira” nas escolas; e outro momento que aprofundará a discussão sobre a história e o legado do Fórum da Educação da Zona Leste, criado em 1993.
Então serão homenageadas as lutas e conquistas do Fórum de Educação com destaque para as contidas como metas dos Planos Locais de Desenvolvimento Educativo finalizados também em 2003. Estes Planos foram feitos de forma participativa por centenas de educadores e militantes comunitários ao longo de três anos, entre 2001 e 2003 e definiram objetivos e metas para a Educação na região, entre elas a vinda de universidades públicas para a Zona Leste.
Para esta parte da História do Fórum, será convidado o educador Marcos Mendonça que, em 2003, defendeu sua dissertação de Mestrado na FEUSP sobre a História do Fórum de Educação da Zona Leste e também a professora Célia Giglio, da UNIFESP de Guarulhos, uma das fundadoras do Fórum e que foi diretora da Escola Estadual Condessa Filomena Matarazzo.
Discutiu-se ainda a possibilidade de outro sub-grupo elaborar uma proposta de Seminário sobre a Cultura na Zona Leste, com carga horária que pode ser adicionada, para efeito de certificação pela UNIFESP, ao Seminário de Educação.
A Comissão Organizadora, tirada no encontro, ficou de detalhar melhor o projeto do Seminário e buscar novas parcerias com a definição da data e local para divulgação em breve.
Ainda decidiu-se acompanhar a realização das Conferências Regionais que integram o processo de construção do Plano Municipal de Educação de São Paulo, cujo balanço também poderá ser objeto de discussão no Seminário.
Conceição Ribeiro De Oliveira
Walter Passarinho
Mateus Muradas e Marcio Almeida
Josafá
Merci Medeiros
Valter